Um gráfico que ajudou a salvar vidas

No dia12 de maio é comemorado o dia da Enfermagem. Como profissional da área, quero render minha homenagem a Florence Nightingale, a Dama da Lâmpada, (12 de maio de 1820 – 13 de agosto de 1910), enfermeira britânica, que trouxe enormes contribuições para a profissão e, principalmente, para os pacientes. Entre seus destacados trabalhos, ela foi pioneira na utilização de estatística e representação visual de dados, sendo a criadora do gráfico que é apresentado aqui, até hoje considerado um dos melhores exemplos de visualização de dados de todos os tempos.
Por meio de análise de dados/estatística, ela demonstrou que durante a Guerra da Crimeia (1853-1856) os soldados do exército britânico morriam mais em função de doenças como tifo, cólera e disenteria, além do frio, do que por ferimentos de batalha. A partir disso, foram implementadas ações visando a melhorar as condições de higiene nos hospitais militares, reduzindo, assim, consideravelmente a taxa de mortalidade dos combatentes. Tudo isso a partir de uma figura, um gráfico.
Acredito que Florence gostaria de ter tido o acesso ao volume de dados e ao poder computacional disponível hoje. A ela, meu reconhecimento.